Atendimento: Conquistando a excelência no ambiente de trabalho

Propiciar aos treinandos, conhecimentos técnicos que lhes permitam um melhor relacionamento pessoal com sua equipe e com seus clientes, resultando num melhor desempenho profissional, inclusive devido ao reconhecimento do seu “valor” e da sua importância para o resultado final esperado pela empresa além da satisfação dos clientes, sejam eles: internos ou externos.


Este programa é recomendado para todas as pessoas que tenham a intenção de aperfeiçoar o seu relacionamento com seus colegas de trabalho, sejam estes: seus pares, seus superiores ou subordinados hierárquicos, pois deste modo estarão construindo um ambiente favorável à harmonia e ao comprometimento entre as pessoas frente aos resultados que devem ser alcançados pela empresa.


  • Como Funciona a Empresa

  • Vencendo o Desânimo do Trabalho Insatisfatório

  • Comunicação Interpessoal

  • Atendimento ao Cliente

  • Como o cliente avalia a “nossa” qualidade?

Atendimento: Fortalecendo a qualidade no atendimento – como atender melhor o seu cliente?

Este programa tem por objetivo proporcionar aos participantes condições para que identifiquem oportunidades de melhorias nos serviços que prestam aos seus clientes, sejam eles internos e/ou externos, de modo a “fazer a diferença”, em relação aos seus concorrentes, destacando-se por sua competência, presteza e capacidade de atender o cliente, “resolvendo o seu problema”. Deste modo teremos clientes satisfeitos e, consequentemente, fiéis.


Este curso destina-se a profissionais que atuam junto ao público em geral, seja pessoalmente ou mesmo por telefone e que queriam se desenvolver através de sua conscientização, sobre a sua importância para que o cliente seja encantando pelo atendimento recebido, além do produto ou serviço que esteja adquirindo.


  • O que é Qualidade?

  • Tratamento X Atendimento

  • Postura

  • O vírus do mau humor no atendimento

  • Conhecendo o “meu cliente”

  • Obtendo a fidelidade do cliente

  • O Cliente sempre tem razão?

  • Melhorando a Qualidade do Atendimento

  • Revisando e Avaliando frequentemente)

  • Como o cliente avalia a qualidade?

Atendimento: Os 5 passos eficazes para o bom o atendimento aos clientes

Este curso tem por objetivo desenvolver nos participantes a conscientização sobre a sua importância durante o relacionamento com os “seus” clientes bem como das suas atividades, que devem ser feitas da maneira e na hora certa.


O treinando entenderá e assumirá a sua responsabilidade efetuando um atendimento eficaz de modo que gere os resultados esperados pela empresa e encante os clientes com o atendimento realizado.


Devem participar deste curso todas as pessoas que trabalhem com o atendimento a pessoas, sejam elas clientes externos ou mesmo internos.


1° Passo – Entendendo o que é qualidade no atendimento;

2° Passo – Perfil do Profissional de atendimento;

3° Passo – Habilidade para o relacionamento;

4ª Passo – Construindo uma nova imagem profissional para encantar o cliente;

5° Passo – Avaliar para melhorar.

Atendimento: Técnicas de atendimento ao cliente

Objetivo: Desenvolver no treinando a conscientização da importância de suas rotinas e de seu relacionamento com o cliente, visando resultados eficazes no atendimento.


Público Alvo: Profissionais de Atendimento e demais pessoas que estão atuando no mercado de trabalho e que pretendem se aperfeiçoar.


  • Perfil do Profissional de atendimento;

  • Habilidades para o relacionamento com o cliente;

  • Comunicação Objetiva /Assertiva

  • Organização no atendimento

Autodesenvolvimento: Autoconhecimento, o ponto de partida para a felicidade – sucesso

Este programa tem por objetivo desenvolver nos participantes a consciência sobre a importância do olhar para si, deste modo aprenderão a se conhecer “de verdade”, o que os estimulará a descobrirem o que precisam fazer para “corrigirem” a sua forma de perceber o mundo, promovendo assim, por consequência, as mudanças necessárias nas suas atitudes e comportamentos que os levarão à sua felicidade – sucesso.


  • O que é felicidade – sucesso?

  • O que preciso para ser feliz?

  • A minha felicidade depende dos “outros”?

Autodesenvolvimento pessoal e profissional

Com as atitudes, postura e imagem corretas, você e a empresa / escola terão mais sucesso.

Este programa visa propiciar uma visão teórica e prática sobre os conhecimentos, habilidades e atitudes de um profissional no mercado de trabalho e qual o impacto de sua imagem no ambiente corporativo.


Este curso é recomendado para todas as pessoas que trabalham na empresa, pois a sua imagem é construída a partir da maneira como seus colaboradores se comportam diante do mercado (seus clientes, fornecedores, parceiros, concorrentes).


Deste modo, não basta que todos tenham a consciência sobre a sua importância para o fortalecimento da imagem da empresa onde trabalham, mas, principalmente, que saibam como devem contribuir para a construção permanente e manutenção desta marca ao longo da sua história.


  • Como você se vê?

  • Como os outros estão vendo você?

  • O que as empresas / escolas esperam do profissional de hoje;

  • Marketing Pessoal e sua importância;

  • Como se controlar em situações críticas;

  • Comprometimento com o trabalho;

  • Administrar o tempo é uma necessidade profissional;

  • Dicas para o sucesso profissional.

Autodesenvolvimento: Autoconhecimento, o ponto de partida para a felicidade – sucesso

Este programa tem por objetivo desenvolver nos participantes a consciência sobre a importância do olhar para si, deste modo aprenderão a se conhecer “de verdade”, o que os estimulará a descobrirem o que precisam fazer para “corrigirem” a sua forma de perceber o mundo, promovendo assim, por consequência, as mudanças necessárias nas suas atitudes e comportamentos que os levarão à sua felicidade – sucesso.


  • O que é felicidade – sucesso?

  • O que preciso para ser feliz?

  • A minha felicidade depende dos “outros”?

Comportamento: Apresentação pessoal – a importância das atitudes, postura e imagem

Objetivo: Propiciar uma visão teórica e prática sobre os conhecimentos, habilidades e atitudes de um profissional no mercado de trabalho e qual o impacto de sua imagem no ambiente corporativo.


Público: Profissionais da área comercial, atendimento, secretaria, professores, recursos humanos, administrativo, e demais pessoas que estão atuando no mercado de trabalho e que pretendem se aperfeiçoar.


  • Como você se vê?

  • Como os outros estão vendo você?

  • O que a escolas esperam do profissional de hoje;

  • Marketing Pessoal e sua importância;

  • Como se controlar em situações críticas;

  • Comprometimento com o trabalho;

  • Administrar o tempo é uma necessidade profissional;

  • Dicas para o sucesso profissional.

Comportamento: Postura e comportamento na execução dos trabalhos

Este treinamento visa a conscientização de todos os profissionais da empresa para a importância da sua autoestima elevada, com baseada em suas competências técnicas e suas habilidades comportamentais, propiciando assim a criação de um ambiente harmônico, sinérgico e contributivo entre as pessoas, tornando as equipes / empresas mais produtivas, através da otimização dos índices de assertividade dos profissionais envolvidos com o processo.


  • Por que estamos aqui?

  • Por que a minha participação é importante para este evento?

  • Por que este treinamento não é técnico?

  • O que esperarmos deste encontro?

  • O que eu ganho participando deste encontro?

  • Posso aplicar estes conhecimentos no meu dia-a-dia?

  • Como prosperar profissionalmente?

Comportamento: Preparando o jovem para o sucesso profissional

Este curso poderá ser aplicado em programas de integração para novos funcionários nas empresas.


Tem como principal objetivo preparar os jovens para o mercado de trabalho, visando desenvolver as competências inerentes ao seu papel profissional futuro.

O programa apresenta ao jovem o conhecimento teórico e prático do ambiente corporativo bem como contribui para o seu desenvolvimento pessoal e social.


Público-alvo – Profissionais em início de carreira, estagiários e/ou jovens que buscam seu primeiro emprego.


  • O que é e como funciona uma organização – empresa?

  • Comportamento: Atitudes, postura e imagem: apresentação pessoal

  • Comunicação

  • Relacionamento Interpessoal

  • Empreendedorismo e empregabilidade, o desafio para o profissional de sucesso, seja como “dono” ou funcionário

  • Comportamento: Atitudes, postura e imagem: apresentação pessoal

  • Desenvolvendo a comunicação interpessoal no ambiente corporativo

  • Relacionamento Interpessoal

  • Liderança, o que é e quais as atitudes e comportamentos adequados para um líder?

  • Desenvolvendo a capacidade para negociar e convencer o outro

  • Entenfendo o que são e porque são tão importantes os projetos, processos, indicadores, controles, etc.

  • Desenvolvendo a cultura financeira, tanto pessoal quanto de uma empresa

  • Aprendendo a trabalhar com metas e avaliar resultados

  • Palestras periódicas com profissionais atuantes em diversos segmentos de mercado

  • Visita a empresas, para conhecer a sua rotina

  • Workshops

Comunicação: Como dar, receber e mensurar feedback?

Este curso tem como objetivo abordar e debater possíveis causas que inviabilizam a utilização do feedback assertivo no ambiente corporativo entre as lideranças, no processo de gestão de pessoas ou até mesmo no relacionamento interpessoal.


  • Conceito de feedback

  • Puxão de orelha, crítica construtiva ou inventário de comportamentos?

  • Comunicação customizada – emissor e receptor alinhados

  • Ruídos – quais fatores interferem no bom resultado do feedback

  • Negociar opiniões – molduras e meta-modelo de linguagem

  • Resistências prévias – Como contornar e reverter positivamente

  • Feedback SAR – aplicação e análise

  • Observar, acompanhar e mensurar resultados subjetivos

Comunicação: Comunicação escrita eficaz

Nos dias de hoje, onde o volume de informações é extremamente grande, precisamos ter o cuidado para nos comunicarmos de maneira clara e objetiva, pois caso contrário não apenas correremos o risco de sermos mal entendidos ou mesmo não sermos entendidos, podermos ainda ser “bloqueados” pelos nossos interlocutores, que se negarão a nos receber, seja através de uma correspondência escrita ou mesmo pessoalmente, devido à nossa prolixidade, falta de foco, falta de encadeamento lógico da mensagem, etc.


Este curso destina-se a pessoas que tenham a intenção de aperfeiçoar sua comunicação, tonando seus textos mais objetivos para quem os lê.


  • Quais as vantagens da comunicação escrita ?

  • Quais as causas mais comuns para gerar “ruídos” durante a comunicação ?

  • Como funciona a comunicação ?

  • Dicas para uma comunicação escrita bem sucedida

  • Usando a lógica na comunicação escrita

  • Colhendo “bons” resultados de uma comunicação escrita eficaz

Comunicação: Conquiste a “sua” plateia (Oratória)

Promover o desenvolvimento das pessoas no que tange a sua capacidade de se comunicar com os “outros”, sejam eles seus clientes e/ou fornecedores internos e externos, amigos, familiares, enfim, pessoas com as quais conviva, aprimorando assim suas habilidades de raciocínio lógico, articulação, coerência e fluidez do seu discurso, entre outras tantas.

Este curso se destina a todas as pessoas que almejam ser bem sucedidas em palestras ou ainda em cargos onde atuem com vendas, negociação, atendimento ao público, liderança, entre outros, que a cada dia exige mais do líder a habilidade de ser eficaz na sua comunicação, isto é: trocar informações necessárias com objetividade, seja com uma pessoa, seja em uma pequena reunião ou ainda com uma plateia, inclusive de pessoas desconhecidas.


  • Sobre o que eu vou falar?

  • Para quem eu vou falar?

  • Quais recursos eu vou usar?

  • Como eu vou passar o “meu recado”?

  • Como eu devo me comportar antes, durante e depois da apresentação?

  • Quais os segredos para encantar a plateia?

  • Como me tornar um palestrante excelente?

nota: pode ser realizado com o recurso de gravação dos treinandos

Comunicação: Desenvolvendo a comunicação assertiva

Nos dias de hoje, onde o volume de informações é extremamente grande, precisamos ter o cuidado para nos comunicarmos de maneira clara e objetiva, caso contrário não apenas correremos o risco de sermos mal entendidos ou mesmo de não sermos entendidos, podermos ainda ser “bloqueados” pelos nossos interlocutores, que se negarão a nos receber, seja através de uma correspondência escrita ou mesmo pessoalmente, devido à nossa prolixidade, falta de foco, falta de encadeamento lógico da mensagem, etc.


Este curso é recomendado para todas as pessoas que tenham a intenção de melhorar o seu relacionamento com outras pessoas, sejam estas suas colegas de trabalho, amigos ou mesmo familiares.


Este programa desenvolve nos participantes um comportamento positivo em relação às divergências, fazendo-os reconhecer quais os fatores que estimulam os “conflitos” saudáveis e suas consequências positivas e inovadoras para a empresa, de modo a lhes permitir a identificação de novas alternativas e o melhor aproveitamento das oportunidades existentes.


Enfatizamos a importância do conhecimento tanto sobre o próprio comportamento, quanto o de outros “seres humanos”, para, deste modo, sermos mais produtivos e termos qualidade de vida, com um clima interno harmônico, descontraído e realimentador de energias.


Componentes da comunicação

  • Quais as causas mais comuns para gerar “ruídos” durante a comunicação?

  • Como funciona a comunicação?

  • Desenvolvimento da comunicação

  • Processo da comunicação

  • Porque a comunicação “falha”?

  • Dicas para uma comunicação bem sucedida

  • Usando a lógica na comunicação

  • Colhendo “bons” resultados de uma comunicação eficaz

Administração de conflito

  • O que é conflito?

  • Quais os “tipos” de Conflitos?;

  • Como solucionar os conflitos?;

  • Crescendo com Conflitos!

Relacionamento Interpessoal

  • A percepção do “Eu” e do “Outro”;

  • Tratando com feedbacks;

  • Postura profissional;

  • Tratando comportamentos agressivos;

  • Comunicação;

  • PNL – comunicação não verbal;

  • Autocontrole e concentração.

Conflitos: Como se beneficiar com os “conflitos” no ambiente de trabalho?

Este programa desenvolve nos participantes um comportamento positivo em relação às divergências, fazendo-os reconhecer quais os fatores que estimulam os “conflitos” saudáveis e suas conseqüências positivas e inovadoras para a empresa, de modo a lhes permitir a identificação de novas alternativas e o melhor aproveitamento das oportunidades existentes.


Recomendamos este curso para empresários, gerentes, gestores e pessoas que tenham a intenção de aperfeiçoar ou desenvolver suas habilidades para o relacionamento com sua equipe e/ou colegas de trabalho mais prazeroso e produtivo.


  • Introdução;

  • O que é conflito?

  • Como identificar “sinais” de Conflitos?;

  • Quais os “tipos” de Conflitos?;

  • Como solucionar os conflitos?;

  • Crescendo com Conflitos!

Delegação: Aumentando a produtividade da sua empresa através da descentralização

“Quer ser importante na empresa em que trabalha?

execute tarefas importantes!”

Desenvolvendo equipe comprometida através da delegação


Neste curso, os participantes terão uma visão teórica e prática do processo de delegação, eliminando possíveis sobrecargas de trabalho. Além de, permitir que o líder e a sua equipe se tornem mais produtivos à medida que pratiquem a descentralização das tarefas, considerando para tanto a autonomia e a autoridade necessária para que os delegados tenham as condições adequadas para assumirem suas novas responsabilidades frente aos objetivos da equipe.


Este curso é de fundamental importância para as pessoas que precisam otimizar o seu tempo e melhorar sua eficácia, destacando-se, frente à sua equipe de trabalho, através da sua capacidade de realização.


O curso destina-se a gestores de equipes e de processos que tenham como objetivo concluírem suas tarefas dentro dos prazos e padrões pré-estabelecidos além de todas as demais pessoas que queiram se tornar mais “eficazes”.


• As 5 etapas do crescimento organizacional

• Por que delegar?

• O que delegar?

• Como delegar?

• Mantendo tudo sob controle!

• Autoavaliação

• “Checklist “da delegação

Empreendedorismo: Empreendedorismo e empregabilidade, o desafio para o profissional de sucesso

O foco deste curso está na conscientização dos participantes sobre a importância de assumirem a responsabilidade sobre a sua carreira profissional, fazendo-as perceberem qual a sua contribuição para o processo de crescimento e sedimentação da empresa em que trabalham, sendo proprietárias ou colaboradoras, pautando desta forma as suas “atividades produtivas” com foco no negócio, visando sempre à busca e a otimização dos resultados positivos, bem como a redução dos riscos envolvidos.


Este curso destina-se a qualquer profissional que tenha interesse em se manter atualizado com o mercado e desta forma importante para o mesmo.


  • Empregabilidade: o que é?

  • Mais importante do que ter emprego é ter empregabilidade!

  • O emprego e a carreira profissional

  • A era da competência

  • Mudanças mundiais no perfil do trabalho

  • A carreira pertence ao profissional

  • Pilares que sustentam a empregabilidade

  • O que é trabalho?

  • Qual a importância dos Objetivos na vida profissional?

  • O que é Sucesso?

  • Trabalhando as nossas inseguranças

  • Saber o que fazer com as informações

  • A importância da aparência

  • Os “tipos” de pessoas

  • As competências que os profissionais devem ter

  • Dicas para se alcançar o sucesso

  • Quais as vantagens, perante o mercado, de ser um “profissional empreendedor”

  • Quais as competências empreendedoras?

Empreendedorismo: O profissional empreendedor

Este curso busca a sensibilização, através da conscientização das pessoas com o propósito de transformá-las em empreendedoras, fazendo-as perceberem qual a sua importância no processo de crescimento e sedimentação da empresa em que trabalham.


Proprietários ou colaboradores (funcionários) pautarão as suas atividades produtivas com foco no negócio, visando sempre a busca e/ou a otimização de resultados positivos e a redução dos riscos envolvidos.


Este treinamento destina-se as pessoas que queiram fazer a diferença em seus locais de trabalho, sendo empreendedoras, seja como proprietária (empresários) ou colaboradores (funcionários/prestadores de serviços), pois, a sobrevivência do negócio depende das pessoas que trabalham para o seu sucesso.


  • O que é ser um empreendedor? ;

  • Quais as vantagens de ser um profissional empreendedor? ;

  • Qualquer profissional poder se tornar um empreendedor? ;

  • Quais as competências empreendedoras? ;

  • O que é um empreendedor-gestor? ;

  • O empreendedor: Gerador de resultado positivo.

Finanças: Inadimplência educacional – como tratar?

Trazer para os participantes à reflexão sobre a importância da sua postura e comportamentos adequados durante o relacionamento com o cliente. Também abordaremos sobre a importância da cultura e das condições organizacionais para prevenir, reduzindo de modo consistente o risco de “aceitar” clientes potencialmente inadimplentes. Neste caso, o ditado popular “melhor prevenir do que remediar” é perfeito.


No entanto, diante de situações do cotidiano, as pessoas que lidam diretamente com os clientes precisam estar preparadas (conscientes e aptas) para agir de maneira ágil e correta, evitando assim o agravamento de situações inicialmente simples de serem resolvidas.


Recomendamos este treinamento tanto para os profissionais que lidam com a avaliação e aprovação de novos contratos / clientes quanto os que lidam com o contas a receber / cobrança.


  • O que fazer para evitar clientes potencialmente inadimplentes?

  • Quando posso considerar o cliente inadimplente?

  • Como proceder para “resolver” um caso de inadimplência?

Finanças: Planejamento financeiro e orçamentário com indicadores de desempenho

Assumindo o controle financeiro e orçamentário da sua escola / empresa


Este curso se propõe a conscientizar os participantes sobre a importância deste tema para que a empresa não prejudique a sua imagem junto aos seus fornecedores e/ou clientes, frente à sua desorganização financeira, não perderá dinheiro com o pagamento de multas e juros desnecessários, não terá desperdícios e nem correrá o risco de perder bons negócios, por falta de informações ágeis e precisas, entre muitas outras oportunidades que estará apta a aproveitar.


Tendo o gestor o efetivo controle orçamentário sobre a sua empresa / escola, terá mais tranquilidade, segurança e agilidade para tomar as suas decisões, o que lhe permitirá se mobilizar com mais dedicação à outros assuntos também importantes para o sucesso do negócio.


Qualquer pessoa que tenha interesse neste assunto poderá participar deste curso, porém, é de fundamental importância para os profissionais que já atuem como gestores nesta área, que tenham o seu próprio negócio ou pensem em abri-lo.


  • Aspectos financeiros

  • Organizando as finanças

  • Entendendo a importância dos preços de custo X venda

  • Terceirização, isso é bom?

  • Indicadores financeiros

  • Criando e implantando a gestão orçamentária

  • Assumindo novos compromissos

Gestão: 5S – Fazendo mais com menos

Este curso tem por objetivo conscientizar os participantes para a sua importância no processo de otimização dos recursos materiais, financeiros e humanos da empresa de modo a permitir que esta produza mais e com melhor qualidade.


É um programa com cinco passos para nos ajudar a organizar melhor nosso trabalho, cuidar da limpeza: usar bem o nosso material; evitar quebras; desperdícios; acidentes no trabalho e tornar uma série de outras atitudes simples mas indispensáveis para facilitar e descomplicar nossas tarefas.


O treinando entenderá e assumirá a sua responsabilidade efetuando “o seu trabalho” de modo que gere os resultados esperados pela empresa atendendo os princípios deste programa.


Devem participar deste curso todas as pessoas que tenham interesse em desenvolver suas habilidades profissionais, pois trabalharemos com o programa abaixo:


  • Origem

  • Objetivo

  • Benefícios deste programa

  • Trabalhando os 5S (cinco sensos)

  • Como implantar os 5S

  • Quais as principais ferramentas utilizadas

Gestão: Adotando Gestão Estratégica para o seu Negócio

Sensibilizar os participantes da importância do Planejamento Estratégico dentro de uma organização, qualquer que seja o seu porte. Apresentar, de uma maneira prática, os passos de um planejamento, o estabelecimento de objetivos, quais as ações para se alcançar os objetivos e quais os controles necessários a serem estabelecidos.


  • Planejamento Estratégico, sua importância;

  • O Ciclo de Planejamento;

  • A Definição de um Negócio;

  • Análise Conjuntural;

  • Análise do Ambiente Externo;

  • Análise do Ambiente Interno da Empresa;

  • Diagnóstico do Ciclo de Vida dos Produtos;

  • Objetivos Empresariais;

  • Estratégias Empresariais;

  • Planos e Programas de Trabalho;

  • Orçamento;

  • Implantação da Gestão Estratégica;

Gestão: Análise e melhoria de processos

Sensibilizar todos os colaboradores da Empresa para a importância de participarem das ações de melhorias permanentes dos conceitos de qualidade e produtividade desenvolvidos pela empresa, de modo a contribuírem efetivamente para os programas de melhoria contínua dos processos além e criar outros mecanismos que possam sedimentar a formação de uma cultura voltada para a valorização dos seus funcionários e a satisfação de seus clientes, sejam eles: internos ou externos.


Este programa é dirigido para qualquer pessoa que trabalhe em companhia de outras, tendo esta á responsabilidade de “chefia” ou não, pois, qualquer que seja a sua função, “chefe ou subordinado”, para ambos os casos, é altamente recomendável que conheçam os “papéis” que cada um deve desenvolver no processo, tornando-as assim, mais produtivas, uma vez que seu foco principal estará centrado na identificação das oportunidades de melhorias e realinhamentos dos processos em que estejam envolvidos.


  • Teoria da administração

  • Processos

  • Melhoria de processos

  • Planejamento da implantação

  • Visão geral

Gestão: Aumente a sua produtividade: faça mais com menos

Este programa tem por objetivo propiciar aos participantes a conscientização sobre a importância do uso adequado do tempo e das ferramentas necessárias para garantir o atingimento dos objetivos pré-estabelecidos.


Com esse propósito, ministraremos o curso com foco prático, aplicando exercícios e dinâmicas relacionadas às atividades profissionais do cotidiano dos treinandos, de modo que entendam > aceitem > coloquem em prática os novos conhecimentos, o que lhes permitirá perceberem, de imediato, o quanto podem se tornar mais produtivos.


  • O que é produtividade?

  • Como conseguir ser produtivo?

  • Qualquer pessoa pode ser produtiva?

  • Quais as ferramentas necessárias para ser produtivo?

  • Quais as armadilhas para destruir a produtividade?

  • Dicas para aumentar a produtividade

Gestão: Como aumentar a rentabilidade da sua empresa?

Empresa competitiva se faz com profissionais competentes e processos inteligentes.

A cada dia que passa nos deparamos com clientes mais exigentes e concorrentes mais agressivos e, isto não é ruim, porque é assim que nos obrigamos a sair das nossas zonas de conforto e nos desenvolvermos.

A ideia de “correr atrás do prejuízo” está totalmente ultrapassada, hoje, o que precisamos é “sair na frente”, mas, para isso, precisamos de pessoas qualificadas trabalhando conosco e motivadas para quererem fazer diferente e melhor, só assim estaremos preparamos para nos tornarmos competitivos e aptos a encantarmos os nossos clientes, caso contrário, em pouco tempo estaremos fora do mercado.

  • Como formar uma equipe motivada e comprometida para garantir os resultados desejados

  • O verdadeiro papel da escola – empresa

  • Como tornar a sua escola mais eficaz através da gestão de processos e indicadores

  • O que devemos fazer para melhorarmos a assertividade das nossas decisões, a produtividade e a rentabilidade da nossa escola

  • Os segredos para reter os alunos atuais e conquistar novos

Gestão: Como conduzir reuniões produtivas?

Hoje, o que garante o sucesso profissional é a capacidade que o indivíduo tem de se relacionar com outros profissionais em busca de soluções que normalmente são encontradas através da participação de diversas especialidades em uma mesma reunião.


Deste modo, torna-se fundamental a competência para participar e/ou conduzir reuniões produtivas de forma que estas sejam prazerosas para os participantes e produtivas, no que se referem aos seus objetivos, através do desenvolvimento de suas habilidades


  • Conceito de reunião

  • Processo de reunião

  • Registro da reunião

  • Papéis e responsabilidades dos participantes da Reunião

  • O papel do “Líder” da Reunião

  • Qualidade de uma Reunião

  • Comunicação em uma Reunião

  • Solução de problemas de uma Reunião

  • Aspectos psicológicos de uma Reunião

  • O poder em uma Reunião

  • O fator tempo em uma Reunião

  • Conclusões e recomendações

Gestão: Como tornar sua empresa mais eficaz através da gestão administrativa?

Esse curso visa à conscientização dos alunos para que reconheçam a importância da Gestão Administrativa para seus acionistas, colaboradores, fornecedores e clientes, e, a partir deste momento, instrumentalizá-los para que possam elaborar o planejamento estratégico e coordenar a sua implementação, gerindo de maneira eficaz todos os recursos necessários, sejam eles: humanos, materiais, físicos ou financeiros, facilitando assim o atingimento dos objetivos da empresa-escola.


Propicia ainda, ao aluno a competência necessária para desenvolver ações de reestruturação e suas respectivas implementações, quando necessárias, contemplando, inclusive, os conceitos de qualidade e produtividade que deverão ser disseminados pelo administrador e praticados por toda a equipe de colaboradores da escola-empresa. Esta cultura contribuirá efetivamente para os programas de melhoria contínua dos processos, além de criar outros mecanismos que possam sedimentar a formação de uma cultura voltada para a valorização dos seus funcionários e a satisfação de seus clientes.


  • Cenário mundial

  • Boas vindas … a “era da competência” !

  • Como funciona “uma” empresa ?

  • Teoria da administração

  • Ferramentas a disposição do administrador

  • Focos de atuação do gestor administrativo

  • Missão

  • Comunicação

  • Exercícios / CASES

  • Anexos

Gestão: Para onde vai o meu tempo ($$$)? – Administração do tempo

Este curso é importante para todas as pessoas que queiram administrar o seu tempo de maneira eficaz, tornando o seu dia-a-dia mais produtivo e com maior satisfação pessoal através das suas realizações.


Falta de Tempo

  • Como e onde “gasto” meu tempo?

  • Distinção de importante e urgente

  • Saber dizer não

  • Como vão suas reuniões

  • Pecados mortais nas reuniões

  • Telefone, amigo ou inimigo?


O hábito de adiar

  • Causas do adiamento

  • Táticas para superar o hábito


Administrando o tempo

  • Resistência à administração do tempo

  • Como administrá-lo?

  • Delegação – Como economizar tempo?

  • Organização Pessoal

  • Eliminando esbanjadores de tempo

  • O que fazer com o ganho de tempo

  • Autoconfiança – essencial nas situações difíceis

Gestão: Qual o papel do profissional de RH para o sucesso da empresa?

As relações de trabalho, no universo coorporativo, passam por constantes mudanças. Os movimentos de valorização das pessoas no ambiente de trabalho estão cada vez mais presentes nas organizações. Buscando sempre conciliar os objetivos da empresa (lucro, produtividade, eficácia, maximização da aplicação de recursos físicos e financeiros, redução de custos, etc), com os objetivos das pessoas (remuneração adequada, benefícios, lazer, segurança no trabalho e no emprego, etc), numa relação, onde mais do que empregados e empregadores, as pessoas e as empresas nas quais trabalham, tornam-se parceiras.


Neste curso, você obterá uma visão geral de como desenvolver esse processo em sua empresa, ou seja, compreenderá o que é a Gestão de Pessoas e identificará ferramentas e estratégias, que lhe permitam gerenciar com eficácia, os processos de atrair, desenvolver e reter profissionais talentosos e qualificados em sua equipe de trabalho.


  • Os novos paradigmas da gestão de pessoas

  • O que é gestão de pessoas?

  • O papel e a importância do líder no processo da gestão de pessoas

  • Recrutamento e seleção de pessoal

  • A importância de desenvolver pessoas

  • Como obter resultado através das pessoas

  • A importância de avaliar o desempenho da equipe

  • Treinamento e desenvolvimento

  • Fatores que influenciam o trabalho em equipe

Gestão: Telefone, amigo ou inimigo?

Apresentar aos participantes a possibilidade de mudanças de atitude quanto à utilização adequada do telefone, possibilitando melhorar a imagem da empresa, aumentando o número de chamadas recebidas e realizadas, permitindo atender um maior número de Clientes e diminuindo o índice de perda de ligações.


  • Tecnologia disponível;

  • A Imagem da empresa através do telefone;

  • Ganhando/otimizando tempo;

  • A atitude em relação ao uso do telefone;

  • Aumentando os negócios.

Liderança: Em sala de aula, qual o “verdadeiro” papel do professor?

LIDERANÇA, COMO EXERCÊ-LA EM SALA DE AULA?


Este programa tem como objetivo provocar nos professores uma profunda reflexão sobre sua real missão como educador, propiciando-lhe refletir sobre a sua importância e responsabilidade sobre o processo de aprendizagem.


Destina-se a todos os profissionais da educação, sejam estes do ensino fundamental, médio ou mesmo superior, pois o foco está no ser humano, sendo ele professor ou aluno.


  • Qual o papel do professor na sala de aula

  • O professor … Exemplo

  • Construindo um relacionamento entre o professor e seus alunos

  • O que o professor deve fazer?

  • O que o professor deve saber?

  • Professor X Educador

  • O que os alunos esperam do professor?

  • Como manter os alunos motivados?

  • Rompendo paradigmas

  • Como construir uma equipe com os alunos?

  • Como estabelecer e alcançar metas?

Liderança: Formando uma equipe de alta performance – Team Building (consolidação de equipe)

Equipe unida é mais forte e mais produtiva.


Apresentamos a seguir a programação, em forma de tópicos, apenas para facilitar o entendimento sobre os temas que poderemos abordar durante a realização deste projeto, mas, vale ressaltar que serão tratados de maneira indireta, através de exposições, debates, dinâmicas e estudo de casos, sejam estes apresentados ou extraídos do cotidiano da própria empresa, de modo a provocar nos participantes as reflexões necessárias, não só para a sedimentação por parte dos treinandos, das informações obtidas no decorrer do evento, mas, fundamentalmente, para a sua aceitação e o seu comprometimento natural para torná-las realidade. Deste modo, garantimos o alcance dos objetivos propostos neste projeto.


Este modelo de trabalho apresenta resultados imediatos, já a partir de cada encontro realizado, inclusive, desde o primeiro, pois os participantes serão estimulados a refletirem sobre diversos temas propositalmente sugeridos e submetidos a uma série de vivências que promoverão mudanças consistentes na sua forma de pensar e nos seus comportamentos.


No entanto, estamos trabalhando com pessoas e, por esta razão aplicaremos conceitos e técnicas desenvolvidas a partir da psicopedagogia sistêmica, pois temos que considerar as diferenças de experiências construídas, interesses, expectativas, valores éticos, morais, culturais, etc., desenvolvidas por cada participante, por esta razão, é fundamental que pensemos neste projeto à médio prazo (10 meses), tempo necessário para criarmos as condições técnicas e pedagógicas necessárias para sedimentarmos a cultura da empresa e construirmos “a formação da equipe”, promovendo a mudança efetiva, em cada participante, na sua forma de “entender – aceitar – agir”.


Pela mesma razão acima, estarmos trabalhando com pessoas, é de vital importância entendermos que este projeto é dinâmico, ou seja: este programa sofrerá alterações, a qualquer tempo, com o propósito de incluir, excluir ou mesmo alterar a ordem dos temas de modo que possa atender necessidades específicas e pontuais que venham a surgir.


Esta metodologia é eficaz e alcança os resultados propostos, pois cria as condições necessárias para que se desenvolva a sinergia entre as lideranças, melhora significativamente a comunicação e propicia os recursos para o sucesso do time – empresa.

Sabemos que uma equipe preparada, isto é: competente para as suas atribuições, integrada com seus pares e motivada para superar os desafios do dia-a-dia, tornará a empresa mais competitiva à medida em que cumpra os objetivos estabelecidos pela empresa.


Para mais informações, entre em contato conosco.

Liderança: Liderança eficaz, o caminho para o sucesso

Team bulding – consolidação da equipe


O propósito desde curso é propiciar ao treinando o desenvolvimento de competências para que atue de maneira consciente perante sua equipe, tornando-a mais motivada e pró-ativa, apresentando resultados inovadores.


Deste modo, percebemos que este treinamento é específico para “pessoa” e não para o cargo que esta ocupe, pois quando falamos em liderança, estamos falando em relacionamento, persuasão, vontade, entre outras características fundamentais para que o líder mantenha a equipe comprometida com o resultado.


  • Autodisciplina e desempenho do Líder

  • Desenvolvendo a Sua Liderança

  • Trabalhando em Equipe

  • Relacionamento Interpessoal

  • Comunicação Interpessoal Eficaz

  • Reuniões de Sucesso

Liderança: Liderança na empresa, quais as responsabilidades do gestor?

Este programa tem como objetivo provocar nos líderes uma profunda reflexão sobre sua real missão como gestor, propiciando-lhe refletir sobre a sua importância e responsabilidade sobre os processos, o clima do ambiente de trabalho, o autodesenvolvimento da sua equipe e a manutenção da sua motivação.


Destina-se a todos os profissionais com cargo na hierarquia ou em busca de, sejam estes do segmento industrial, comercial ou serviços e também independe do porte da empresa, pois o foco está no ser humano, sendo ele superior ou subordinado hierárquico.


  • Qual é o “verdadeiro papel do gestor” para sua equipe?

  • Competências do gestor – líder

  • Conhecer os seus liderados

  • O que é necessário para conquistarmos nossos liderados?

  • Qual a importância dos objetivos na vida profissional?

  • Empregabilidade

  • Como manter os colaboradores motivados

  • Mudanças de paradigmas

  • Desenvolvendo o profissional líder

  • Tipos de líderes

  • Qual o sentimento dos colaboradores?

  • O que é necessário para que o colaborador se comprometa?

  • O mundo corporativo nos dias de hoje

Liderança: Liderança na indústria, o que o gestor deve saber e fazer para conquistar seus colaboradores?

Este curso trabalha as condições necessárias para que o gestor desenvolvacompetências para liderar sua equipe (seus subordinados), tornando-se um agente de mudança perante sua equipe, através de um relacionamento saudável e, para a empresa, criando um ambiente mais harmonioso e produtivo.


É destinado a Supervisores, Coordenadores, Orientadores, Diretores e quaisquer profissionais que ocupem cargos na hierarquia.


  • Qual é o “verdadeiro papel do gestor” para o colaborador?

  • Competências do gestor – líder

  • Conhecer seus subordinados – liderados

  • O que é necessário para conquistarmos nossos subordinados?

  • Qual a importância dos objetivos na vida profissional?

  • Empregabilidade

  • Como manter os profissionais motivados?

  • Mudança de paradigmas

  • Desenvolvendo o gestor líder

  • Tipos de gestores líderes

  • Qual o sentimento dos subordinados?

  • O que é necessário para o que o colaborador “aprenda”?

  • O mundo corporativo nos dias de hoje

Liderança: Liderança, como exercê-la em sala de aula?

Este programa tem como objetivo provocar nos professores uma profunda reflexão sobre sua real missão como educador, propiciando-lhe refletir sobre a sua importância e responsabilidade sobre o processo de aprendizagem.


Destina-se a todos os profissionais da educação, sejam estes do ensino fundamental, médio ou mesmo superior, pois o foco está no ser humano, sendo ele professor ou aluno.


  • Qual o papel do professor na sala de aula

  • O professor … Exemplo

  • Construindo um relacionamento entre o professor e seus alunos

  • O que o professor deve fazer?

  • O que o professor deve saber?

  • Professor X Educador

  • O que os alunos esperam do professor?

  • Como manter os alunos motivados?

  • Rompendo paradigmas

  • Como construir uma equipe com os alunos?

  • Como estabelecer e alcançar metas?

Liderança: Liderança, gerenciamento e motivação de equipes com foco em resultados – team building

Propiciar aos participantes uma visão teórica e prática do processo de gestão de pessoas, permitindo que cada um faça uma autoavaliação com o propósito de desenvolver as habilidades gerenciais, de modo que seus pontos fortes sejam mais explorados e que seus pontos fracos sejam identificados e possam ser trabalhados.


Outro fator fundamental e que traz grande vantagem competitiva para a equipe/empresa é o fato de ter todos os colaboradores preparados para assumirem funções de liderança e, principalmente, adotando comportamentos de líderes, independentemente de exercerem funções de chefia na empresa, ou ainda, entenderem melhor os papéis que seus superiores hierárquicos devem assumir.


Este programa é dirigido para qualquer pessoa que trabalhe em equipe, tendo esta a responsabilidade de chefia ou não, pois, qualquer que seja a sua função, chefe ou subordinado, para ambos os casos, é altamente recomendável que ambos conheçam os papéis que cada um deve desenvolver no processo, para que o cumprimento das metas estabelecidas para a equipe sejam alcançadas com sucesso.


  • O que é liderar?

  • Relações humanas na empresa;

  • Comportamento x Atitude;

  • Fortalecendo a figura do líder;

  • Conceitos básicos para a administração de uma equipe;

  • Comunicação (na empresa) entre pessoas;

  • Motivação;

  • Delegação;

  • Qual o “verdadeiro” papel do líder?;

  • Como trabalhar em equipe;

  • Avaliando o nível de desenvolvimento das pessoas;

  • Relacionamento intra e interpessoal;

  • Tipos de liderança;

  • Modelos de liderança;

  • As habilidades de um líder situacional;

  • A pedagogia da liderança situacional;

  • Estilos de liderança.

Negociação / Vendas: A arte de vender: encantar clientes e conquistar mercado

Vendas – Como se tornar um profissional de vendas?


Este curso tem como objetivo proporcionar aos participantes os conhecimentos necessários para que estes sejam bem sucedidos na sua carreira comercial, esteja ela no início ou já em andamento, visto que serão trabalhados alguns dos principais valores necessários para o bom desempenho do vendedor, além dos conceitos e princípios que regem as atividades profissionais do “vendedor(a)”, seja de produtos ou serviços, contribuindo deste modo para o seu desenvolvimento profissional, tornado-se assim mais habilidoso e consequentemente mais produtivo.


Destina-se a profissionais que desejam iniciar na área de vendas ou ainda àqueles que já atuam como profissionais nesta área, mas entendem a necessidade de investir em seu aprendizado com o propósito de se manter atualizado.


  • Perfil adequado para o profissional de Vendas

  • Comprometimento e flexibilidade

  • Relacionamento Interpessoal

  • Preparando-se para vender

  • Conhecendo o processo da venda

  • Entendendo e atendendo o cliente

  • Comunicando-se com o cliente

  • Buscando informações – mantendo-se atualizado

  • Estabelecendo “rapport”

  • Criando o “clima” ideal

  • Apresentando a “solução” para o seu cliente

  • Superando as objeções

  • Efetivando a Venda

  • Acompanhando o cliente – pós venda

  • Aprendendo sempre

Negociação / Vendas: A qualidade do Vendedor: o Fator de Sobrevivência!

O principal diferencial está na pessoa e não no produto ou serviço.


Capacitar os vendedores e profissionais de atendimento para reconhecerem as potencialidades dos seus clientes, facilitando assim não apenas o fechamento da VENDA mas, principalmente, a fidelização do cliente e com isso o aumento no volume de negócios / faturamento.


  • A auto-renovação para VENDER mais e melhor;

  • A confiança; o primeiro fator;

  • Escutando a “VOZ” do cliente;

  • As 7 percepções durante a venda;

  • O TATEAR do cliente;

  • Os Feed-Back’s positivos e negativos;

  • ConVENCENDO o cliente;

  • A comunicação efetiva;

  • Fechando a proposta de venda;

  • O registro do faturamento;

Negociação / Vendas: Técnicas avançadas e eficazes para negociação e vendas

Quem negocia conquista clientes!


Sensibilizar os treinandos para que realizem com êxito suas negociações, através do conhecimento de técnicas e de aspectos do comportamento humano que interferem diretamente neste processo, permitindo, deste modo, reconhecer novas oportunidades e viabilizar acordos mútuos satisfatórios.


Este curso é recomendado a todas as pessoas que precisem, no seu dia-a-dia, alcançar seus objetivos, negociando, para isso, recursos, apoios, contribuições, etc., mantendo, acima de tudo, um relacionamento saudável e a política do “ganha-ganha”.


  • Porque precisamos negociar?

  • O que eu ganho negociando?

  • Negociação, para que serve?

  • Qual o objetivo de uma “boa negociação”?

  • Porque são importantes a Liderança e Motivação durante a negociação?

  • O que é importante saber para negociar?

  • Como Identificar Parceiros

  • Qual a importância da comunicação na negociação?

  • Estratégias de Negociação

  • Qual é o processo durante a negociação?

Negociação / Vendas: Técnicas de vendas … venda mais e melhor

Permitir aos participantes uma profunda revisão dos conceitos e princípios que regem as suas atividades profissionais nas áreas de vendas de produtos e serviços, proporcionando a oportunidade de ampliar a sua visão empresarial, através da identificação dos problemas dos Clientes e da apresentação de soluções.


Orientar o profissional no reconhecimento das circunstâncias que afetem a sua atividade diária e desenvolver os meios eficazes para o seu melhor desempenho, demonstrando a importância do envolvimento dos vários setores da empresa na atividade do profissional de vendas, estimulando a sua capacidade de negociação para o desenvolvimento da comunicação bilateral.


Este programa é dirigido a todos os profissionais que, no seu dia-a-dia de trabalho, precisem “vender” seus produtos, serviços, projetos, idéias, ou mesmo “a empresa”, no que se refere à sua imagem.


  • O vendedor, um profissional de Soluções

  • Meios eficazes para melhorar a comunicação

  • Entendendo “o que é vender”

  • Preparando para vender mais

  • Planejando o “contato” com o cliente

  • Relacionamento com os clientes

  • Obtendo a fidelidade dos clientes

PNL - Programação neurolinguística – aplicando ao seu dia a dia

Aprender a desenvolver recursos internos que melhorem a produtividade e desempenho de modo a facilitar a comunicação com os interlocutores, sejam eles: liderados, pares e/ou superiores.


Desenvolver estratégias de relacionamento mais produtivas em função da melhoria na comunicação interna (consigo mesmo), aperfeiçoando a comunicação com os outros e otimizando o seu próprio potencial para produzir resultados.


Este treinamento é recomendado para toda e qualquer pessoa que tenha interesse em aperfeiçoar a sua comunicação e o seu relacionamento com outras pessoas, sendo elas do ambiente familiar, social ou profissional.


  • Como acontecem nossos momentos de sucesso? ;

  • Linguagem interna;

  • Comunicação;

  • Relacionamento;

  • Motivação para mudança;

  • Entusiasmo.

Recursos Humanos: Demissão, como praticá-la de maneira consciente?

Este curso se propõe a uma reflexão quanto ao processo da demissão, promovendo à consciência sobre todas as implicações positivas e/ou negativas que normalmente estão envolvidas nesta decisão.


Este assunto se torna interessante para todas as pessoas que exerçam cargos de liderança (hierarquia) e que tenham o poder de decidir ou mesmo de influenciar quem decide sobre este tema.


  • Demitir, esta é a melhor alternativa?

  • Quando eu demito, o que mais eu perco além do funcionário?

  • Após uma demissão, quem fica, como fica?

  • Demiti …, agora o que devo fazer?

  • Quais os riscos envolvidos para a empresa / escola?

Recursos Humanos: Formação de analista com foco em treinamento e desenvolvimento

Este treinamento visa o desenvolvimento das competências necessárias para a atuação na área de T&D – Treinamento e Desenvolvimento, bem como conhecer os procedimentos necessários para sua utilização na função.


Este programa estimula os profissionais da área de treinamento e desenvolvimento de pessoas a refletirem sobre suas atribuições, encontrando assim oportunidades para aperfeiçoarem suas habilidades.


  • O papel do analista de T&D

  • Levantamento de necessidades e diagnóstico

  • Logística em treinamento

  • Controles e avaliação de resultados

Recursos Humanos: Qual a importância do investimento nos colaboradores da “sua” empresa?

Esta palestra tem por objetivo conscientizar os gestores sobre a importância de investir nas pessoas que trabalham consigo, mantendo-as em desenvolvimento constante, deste modo, sua empresa estará sempre pronta para “aproveitar” as oportunidades que surgem no mercado.


  • Porquê devemos investir em nossos colaboradores?

  • Devemos investir em todos?

  • O investimento nos colaboradores contribui para quê?

  • O que a empresa ganha com esta política de investimento no profissional?

  • Como garantir a satisfação dos “nossos” clientes?

  • Motivação, o que é e como funciona?

  • Qual é o papel do líder?

  • O que diferencia a “sua” empresa dos “seus” concorrentes?

Telemarketing: Técnicas de telemarketing ativo e receptivo

O objetivo deste curso é contribuir com o desenvolvimento profissional do atendente de telemarketing, ativo e receptivo, fazendo uso eficiente dos procedimentos e recursos tecnológicos disponíveis de acordo com a ética e a legislação vigente, para atender às necessidades e expectativas do cliente e da organização.


Este curso é recomendado para pessoas que tenham interesse em se desenvolver e queiram trabalhar em telemarketing.


  • Centrais de atendimento e equipamentos do telemarketing;

  • Conhecendo as normas;

  • Telemarketing ativo e receptivo, perfil e funções necessárias para o operador;

  • Cuidados com a linguagem;

  • Situações críticas no atendimento;

  • Como superar objeções;

  • Administrar o tempo é uma necessidade do operador;

  • Preparando-se para o atendimento humanizado.